Como consultar o nome no Serasa

De tudo que temos, o nosso nome é o mais importante. Ter um nome com boa reputação traz diversos benefícios e vantagens para você, seja financeiramente ou não. Estar com o nome limpo é importante em praticamente tudo.

Porém, muitas vezes você pode nem mesmo sabe que está com o nome sujo em algum lugar. Felizmente é possível consultar gratuitamente no site da Serasa Consumidor, mas primeiro, vamos entender qual é o problema de ter restrições no seu nome.

Problemas de um nome negativado

O primeiro e mais óbvio problema que você tem ao ser negativado, é a dívida. Além de sofrer com os malefícios dessa restrição, você ainda tem que pagar esse saldo devido. Por isso é importante saber que não há outra opção, você precisará pagar.

As consequências dessa ou dessas dívidas pode ser terrível. Tendo o nome sujo, você não consegue comprar nada a prazo em praticamente nenhum lugar, e isso atrapalha muito a vida de todos, principalmente a de quem não tem condições de comprar à vista.

Por exemplo, suponhamos que sua geladeira estrague, ela é um eletrodoméstico essencial, e com nome sujo, você terá de comprar uma nova à vista, sem possibilidade de parcelar.

Isso vale para qualquer compra, além do mais, fazer contratos de prestação de serviços também fica complicado. Pode ser que você não consiga contratar um serviço de internet, ou de TV a cabo, por exemplo.

Outro problema é a liberação de crédito, quem tem o nome sujo não consegue solicitar um cartão de crédito, nem mesmo fazer um empréstimo, muito fenos financiar algo, e isso pode ser desolador em situações emergenciais.

Como consultar seu nome no Serasa

O Serasa é um dos órgãos responsáveis pela fiscalização de crédito, assim como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Esses órgãos são unificados, ou seja, o que consta em um, consta em todos. Sendo assim, vamos te ensinar como consultar o seu nome no Serasa, é rápido, fácil e gratuito.

Para começar, você precisa fazer um cadastro na plataforma, você pode clicar no site da Serasa Consumidor linkado aqui e acima, também é possível se cadastrar através do aplicativo para celular, ou mesmo no navegador.

Depois de clicar em “Cadastre-se”, você deve preencher um formulário com seu nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail. Também será necessário criar uma senha para acessar o site.

Você deve ler e clicar em aceitar os termos de uso e depois clicar em criar conta. No próximo passo é necessário confirmar seu cadastro através de um modo de validação, você pode escolher e-mail ou SMS.

Se você escolher SMS, receberá um código no celular e deve inseri-lo no site, caso opte por e-mail, basta ir em sua caixa de entrada e clicar no link incluso no e-mail enviado pelo Serasa.

Após esse procedimento, seu cadastro estará concluído.

O que posso fazer no site da Serasa?

Com o cadastro feito, a página inicial do Serasa irá se abrir, lá você poderá visualizar seu Score e a situação de seu CPF. Se houverem negativações em seu nome, você poderá vê-las detalhadamente descendo a tela.

Figura – Foto: Prefeitura de Guarulhos

Você conseguirá ver quem protestou o pagamento, o valor e a data. Há ainda a opção de participar do Limpa Nome, ele é um programa do Serasa onde as empresas oferecem condições especiais para quitar a dívida.

Se você se interessar pela proposta, pode aceita-la no próprio site e receber os boletos para pagamento, em alguns casos há descontos de até 80%.

Outra ferramenta disponível para consulta é o seu Score, como dito acima, isso é uma pontuação do seu CPF, ela vai de 0 – 1000 e quanto maior, melhor sua reputação e maiores serão as chances de você conseguir empréstimos e financiamentos.

Essa pontuação é modificada de acordo com as dívidas e pagamentos que você adquiriu, por exemplo, se você compra e paga em dia, sua pontuação sobre, se atrasa ou não paga, ela desce.

Hoje em dia todo tipo de análise de crédito feita é decidida com base no seu Score. Há ainda outras funções no site, mas não são gratuitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *